Ação reuniu técnicos da unidade para conclusão da primeira fase de treinamento de gerenciamento de projetos e nova fase de capacitação
Curitiba, 18 de fevereiro de 2022
O conjunto de programas internacionais de financiamento de obras estruturantes em execução em Curitiba exige expertise de diferentes áreas técnicas. No ambiental, para dar apoio à supervisão e fiscalização das obras, a equipe aprimorou a metodologia de avaliação para acompanhamento do Programa de Mobilidade Urbana Sustentável de Curitiba, com financiamento do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e do New Development Bank (NDB), para o Inter 2 e o BRT Leste Oeste; e o Programa de Gestão Climática do Bairro Novo do Caximba, com recursos do empréstimo da Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD). A Unidade Técnico Administrativa de Gerenciamento (Utag) acompanha ainda as obras em execução da Linha Verde Norte.
Os técnicos da área ambiental da Utag acompanham o desempenho ambiental e a segurança de obras, com foco em ações preventivas, que evitem ocorrências que coloquem em risco os trabalhadores, o meio ambiente e a qualidade da execução das obras. São as avaliações da equipe que emitem os atestados de conformidade de acordo com as premissas da legislação brasileira para a área, além do atendimento da política de salvaguardas dos agentes financiadores. “Para acompanhar o volume de obras que teremos em execução ao mesmo tempo, é necessária uma organização e metodologia clara de ação, com alinhamento e treino do olhar da equipe e sua documentação”, explica o coordenador da Utag, Paulo Socher.
Uma das inovações da metodologia de supervisão ambiental – que já é referência em programas de financiamentos externos anteriores – é o Caderno de Informações. O sistema vai permitir o registro dos controles de visita, acompanhamento de adequações e a validação da qualidade das entregas, que devem ser sempre acima de 90% de qualidade, conforme os critérios definidos na metodologia. A equipe estabelece medições para diversos itens que compõem o canteiro de obras, como a supressão vegetal, a gestão de resíduos da construção civil e a emissão atmosférica, por exemplo.
Capacitação
Depois de conhecerem a nova metodologia de supervisão ambiental, os técnicos da Utag iniciaram a segunda fase da atualização em gestão de projetos pelo método PMI (Projetc Management Institut). A primeira equipe de gerentes fez o encerramento do projeto, com a avaliação dos participantes e a apresentação dos resultados, com 93% de satisfação dos clientes. Entre as entregas exigidas no primeiro projeto, a integração e engajamento dos participantes foi a que mais se destacou, com a arrecadação de 2 toneladas de alimentos para o encerramento do ano de 2021.
Três novos gerentes foram sorteados entre os técnicos, que conduzirão uma nova fase de planejamento, envolvimento e distribuição de tarefas entre todos os colaboradores. “O objetivo do exercício é materializar conceitos do PMI que revemos a todo momento nos programas, como gestão de riscos, cronograma, alocação de recursos, revisão de escopo e orçamento”, explica Socher.