A instalação do Laboratório BIM no Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc) ganha novas aplicabilidades à medida que evolui o andamento dos programas multilaterais do município. O LaBIM, financiado pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), reúne a expertise do município na disseminação da ferramenta Building Information Modeling (BIM), que permite a elaboração multidisciplinar de projetos para gestão em tempo real. Além de treinar técnicos do Ippuc para acompanhamento dos projetos elaborados em BIM, o Laboratório também realiza capacitações para outras áreas da municipalidade, ampliando o uso do processo que reduz custos e tempo de execução das obras públicas.
Dentro desse contexto, a Autodesk, empresa fornecedora da tecnologia para o município, trouxe para a equipe técnica da Unidade Técnico Administrativa de Gerenciamento (Utag) uma nova ferramenta de gestão de obras, o Autodesk Build. Na última semana, arquitetos e engenheiros da unidade executora, responsável pelo gerenciamento dos contratos multilaterais do município, aprofundaram o conhecimento sobre o método de gestão.
O Autodesk Build se soma a outras ferramentas, como o Obras.gov, permitindo a elaboração e acompanhamento de check lists e registros das vistorias em campo. “Estamos avaliando suas funcionalidades para complementarmos nossa metodologia de gerenciamento. Isso agrega excelência no acompanhamento nos trechos, dando celeridade às correções e ajustes necessários no dia a dia da execução”, avalia Marcio Teixeira, coordenador geral da Utag.
A agilidade no acompanhamento das obras vai ser importante para a equipe cumprir o desafio de monitorar as execuções simultâneas que serão feitas a partir do primeiro semestre de 2024, com a finalização dos processos licitatórios e o início dos contratos com as empreiteiras do Programa de Mobilidade Urbana Sustentável de Curitiba, para adequações do itinerário do Inter 2 e do BRT Leste Oeste, e também do Programa de Gestão de Risco Climático do Bairro Novo da Caximba. Ao todo, são mais de 45 editais previstos para obras até 2026.