Novo Inter 2 |
BRT Leste Oeste |
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Curitiba possui aprovados os financiamentos do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), para o Novo Inter 2 e do New Development Bank (NDB) para o Ligeirão Leste-Oeste, entre Pinhais e o Terminal CIC-Norte, e avança nos estudos sobre os tipos de veículos a serem implantados na cidade. A implantação de ônibus elétricos em larga escala, prevista pelo Ippuc para as duas linhas, irá elevar de patamar o modelo de transporte da cidade.
Para o Projeto de Aumento da Capacidade e Velocidade da Linha Direta Inter 2 são US$ 133,4 milhões em investimentos, dos quais US$ 106,7 milhões financiados pelo BID e US$ 26,7 milhões em contrapartidas municipais. A assinatura do contrato com o banco foi em 2 de dezembro de 2020 e os projetos executivos já estão em andamento. Depois de finalizados, será feito o encaminhamento do processo licitatório para a contratação das empreiteiras que vão realizar as obras.
Em 30 de novembro de 2021, o Senado Federal aprovou em sessão plenária, em regime de urgência, a Mensagem (SF) n° 72, de 2021, de autoria da Presidência da República, autorizando Curitiba a contratar o financiamento de US$ 75 milhões, junto ao New Development Bank (NDB), com garantia da União, para o Projeto de Aumento da Capacidade e Velocidade do BRT no eixo Leste-Oeste e Sul. O contrato foi assinado em dezembro de 2021.
No total, estão previstos investimentos de US$ 93,75 milhões, somados o aporte do NDB mais US$ 18,75 milhões de contrapartida municipal. As obras já em curso para a finalização do Ligeirão Sul, desde a Praça do Japão ao Pinheirinho, feitas com recursos do tesouro municipal, já incluem a contrapartida da Prefeitura ao financiamento do NDB para o corredor Leste-Oeste. O programa será executado ao longo de cinco anos.
O Ligeirão Leste-Oeste será a alavanca da mudança da matriz energética do transporte nos eixos estruturais. Entre as obras previstas estão a reforma e ampliação pontos de parada existentes, além da reestruturação viária de aproximadamente 22,5 km de canaletas exclusivas e de 7,5 km de vias complementares ao sistema de transporte. Nesse itinerário serão implantados 44,8 Km de ciclofaixas e 66 paraciclos.
Com a implantação da estrutura de ultrapassagem entre as linhas, a operação do eixo será dividida em linhas “paradoras” as quais farão paradas em 34 estações e 5 terminais ao longo do eixo. O projeto prevê ainda obras complementares ao sistema de transporte, como a restruturação viária de 7 km no binário das ruas Olga Balster e Nivaldo Braga e no entorno do Terminal Capão da Imbuia.
Também para o Corredor Leste-Oeste, estão previstas a implantação de três estações de transporte, a reforma do Terminal de Integração Centenário e Vila Oficinas e a reconstrução dos terminais Capão da Imbuia e Campina do Siqueira. A reforma dos terminais contempla a geração de energia elétrica por painéis fotovoltaicos permitindo a eficiência e a auto sustentabilidade energética.
O Ligeirão Leste-Oeste deverá reduzir em até 23 minutos o tempo de deslocamento dos usuários naquele eixo. Entre os benefícios para o transporte público e ao meio ambiente estão o aumento da velocidade média operacional em 35%; o aumento do número de passageiros em dias úteis em 5% e a redução das emissões de CO2 em 14%, com a operação de ônibus elétricos na Linha Direta.
NOVO INTER 2 |
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CONTRATO DE EMPRÉSTIMO BID Contrato de Empréstimo Nº 4958/OC-BR | |
LOTE 1 – Requalificação da infraestrutura viária da Rua Gen. Mário Tourinho, Rua Major Heitor Guimarães e Av. Pres. Arthur Bernardes com a implantação de faixas exclusivas. Implantação do Binário Ulisses Vieira / Vital Brasil. Instalação do Mini Terminal Santa Quitéria no canteiro da Av. Pres. Arthur Bernardes |
Em execução |
LOTE 2 – Requalificação da infraestrutura viária da Rua Catarina Scotti e Av. Brasília com a implantação de faixas exclusivas. Abertura para a ligação das ruas Andorinhas com a Pedro Américo e ruas Pedro Gusso com a Luiz Del Gobbo |
Em execução |
LOTE 3.1 – Requalificação da infraestrutura viária das ruas Francisco Derosso, Antônio Rebelatto e Cleto da Silva com a implantação de faixas exclusivas. Abertura para a ligação novo viaduto José Gomes de Abreu e Pedro Dorigo. Implantação da extensão dos binários João Soares Barcelos / Oliveira Viana, Francisco Derosso / Innocente Rebellato e Gabriel Freccerio de Miranda / Euríco Fonseca dos Santos Alargamento do viaduto da Av. Franscico Derosso sobre a Linha Verde para permitir a implantação de uma estação de integração em desnível entre as linhas do Inter 2 e as que circulam na canaleta da Linha Verde. Implantação de novo viaduto sobre a Linha Verde conectando as ruas José Gomes de Abre e Pedro Dorigo |
Em execução |
LOTE 3.2 – Requalificação da infraestrutura viária das ruas José Rietmeyer e Flavio Mariano Ribas com a abertura para o prolongamento da rua Guiroku Gastão Ayabe formando o binário com faixas exclusivas José Rietmeyer/Flavio Mariano Ribas. Implantação do prolongamento do binário Júlio Cezar Ribeiro de Souza/Alcino Guanabara e implantação do novo binário Carmelitas/Carlos de Laet. Requalificação das ruas Pedro Locatelli Jr., Cap. Zeppin e trechos da Av. Canal Belém, Av. Salgado Filho e Av. Cel Francisco H. dos Santos. Execução de ponte sobre o Rio Belém ligando as ruas Alcino Guanabara e Guiroku Gastão Ayabe | Não iniciado |
LOTE 4 – Implantação da infraestrutura viária para a complementação da obra do novo viaduto a ser implantado na Av. Victor Ferreira do Amaral: pista sobre o viaduto, rótula de articulação sob o viaduto e alças de acesso de entrada e saída. Execução de viaduto em sentido longitudinal da Av. Victor Ferreira do Amaral no cruzamento com a Rua Konrad Adenauer e do novo binário Nivaldo Braga/Olga Balster no sentido transversal Construção de uma nova estação de integração sob o novo viaduto da Av. Victor Ferreira do Amaral |
Em execução |
LOTE 4.1 – Alargamento da rua Roberto Barrozo entre a Av. Desembargador Hugo Simas e Av. Cândido de Abreu para permitir a implantação de faixa exclusiva |
Não iniciado |
LOTE 5 – Requalificação da infraestrutura viária com faixas exclusivas para a implantação dos binários Jacarezinho/Rosa Saporski e Pres. Taunay/Fernando Simas. Reconstrução da estação em substituição à estação tubo interligada localizada no cruzamento da Av. Manoel Ribas com a Rua Jacarezinho. Esta estação possui integração com as linhas diretas Santa Felicidade e Bairro Alto/Santa Felicidade |
Em execução |
BRT LESTE/OESTE |
CONTRATO DE EMPRÉSTIMO NDB Contrato de Empréstimo Nº 20BR06 | |
LOTE 1 – Infra viária entre a estação CIC Norte e o Terminal Campina do Siqueira; Estações CIC Norte e UTFPR | Não iniciado |
LOTE 2 – Infra viária entre o terminal Campina do Siqueira e a Praça Rui Barbosa; Infra viária entre a Av. Mal. Floriano Peixoto até a Rua Tibagi na Av. Sete de Setembro e entre a Rua Tibaji e a Rua Schiller na Av. Afonso Camargo; Realocação e ampliação da estação Eufrásio Correia | Não iniciado |
LOTE 3 – Infra viária entre a Rua Schiller e a divisa com o município de Pinhais na Afonso Camargo; Entorno do Terminal Capão do Imbuia | Não iniciado |
LOTE 4 – Infra viária da rua Eng. Costa Barros e Rua Filipinas; Infra viária da Rua Ceilão e Rua Sebastião Marcos Luiz; Reforma e ampliação do Terminal Centenário e Reforma e ampliação do Terminal Vila Oficinas |
Em execução |
LOTE 5 – Infra viária Binario Nivaldo Braga / Olga Balster |
Em execução |
LOTE 6 – Novo Terminal Do Campina Do Siqueira | Não iniciado |
LOTE 7 – Novo Terminal Capão Da Imbuia | Não iniciado |
Inter 2, 2020 |
BRT Leste Oeste Estudo Conceitual |
Mapa Implantação Geral |
CONSULTAS PÚBLICAS
*foram suprimidos os dados pessoais das listas de presença em atenção à LGPD
CONSULTA PÚBLICA BOAS PRÁTICAS AMBIENTAIS E SOCIAIS (ESG) 11.09.23
PLANOS DE REASSENTAMENTOS INVOLUNTÁRIOS (PRI)
Amostra Representativa (Lote 1)
PLANOS DE GESTÃO AMBIENTAL E SOCIAL (PGAS)